Quais são as redes sociais mais usadas pelos Brasileiros?

Qual a hora de contratar uma agência de marketing digital?
20/06/2018
Exibir tudo

Quais são as redes sociais mais usadas pelos Brasileiros?

Não é mais nenhuma novidade que as redes sociais são amplamente usadas no mundo e no Brasil. Mas você sabe quais são as principais no Brasil? Conheça as redes sociais mais usadas no país com dados atualizados para 2018!

cotidiano na vida de grande parte das pessoas ao redor do mundo, as redes sociais são hoje um importante acessório para comunicação, informação, relacionamentos e, claro, principal ferramenta para o marketing digital.
No Brasil isso não é diferente! O relatório Digital in 2017, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 58% da população brasileira é usuária das redes sociais!

Se você acha que isso não é muito, não se engane: essa porcentagem representa mais de 122 milhões de usuários ativos. E não para por aí: o Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes, com mais de 19 milhões de novos usuários!
Mas quais serão as redes sociais preferidas dos brasileiros? Confira as 10 redes sociais mais usadas no Brasil:

1FACEBOOK
Com mais de 2 bilhões de usuários — sendo 130 milhões no Brasil —, o Facebook conquistou o posto de rede social mais popular do mundo em meados de 2008 e passou a ser destaque no Brasil em 2012. Não é surpresa que a rede esteja em primeiro lugar no país: 95% respondentes da Social Media Trends 2018 declararam usar o Facebook, enquanto 98,8% das empresas afirmaram usar o Facebook para a estratégia de marketing da empresa. Você tem noção ? O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. O grande número de usuários e as diversas possibilidades de uso da rede são grandes atrativos para empresas. Apesar disso, os índices de engajamento e o alcance orgânico diminuindo têm sido barreiras enfrentadas no relacionamento entre consumidores e marcas. Quer saber mais informações sobre o Facebook e aprender a posicionar sua marca na rede? Assista a uma aula grátis sobre Marketing no Facebook.
2WHATSAPP
Já parou para pensar que mais da metade da população brasileira está presente no WhatsApp? São 120 milhões de usuários no país! E, se antes essa rede era usada apenas para conversar com amigos e famílias, hoje ela é um dos principais aplicativos de mensagem e comunicação não só do Brasil, como do mundo — o aplicativo conta com 1.2 bilhões de usuários globalmente! E se muitas marcas não usavam o aplicativo pelas limitações para fazer negócio por meio dele, pode ser que esse cenário esteja prestes a mudar. Com o recente anúncio do WhatsApp Business, novas possibilidades para empresas serão oferecidas. Imagina as oportunidades que isso significará com o grande número de usuários ativos diariamente para as marcas? Quer aprender mais sobre Marketing no WhatsApp? Não deixe de conferir nosso post sobre o assunto!
3YOUTUBE
Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos dois anos, o YouTube tem hoje 98 milhões de usuários no país sendo uma das maiores redes tanto aqui quanto no mundo todo. Hoje, a maior plataforma de vídeos do mundo é usada para acompanhar programas, escutar músicas, acompanhar os youtubers e, claro, fazer marketing! Entretanto, apesar do grande número de usuários, apenas 47,2% das marcas brasileiras investem em marketing na rede, o que significa uma discrepância de mais de 20% em relação aos usuários brasileiros — a maior entre os dados da Social Media Trends 2018.
4INSTAGRAM
Com 57 milhões de usuários no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é o queridinho do momento! 47,1% dos respondentes da Social Media Trends 2018 declararam que o Instagram é sua rede social preferida, deixando todas as outras para trás — até mesmo o Facebook, que ficou com apenas 29,6% dos votos.

relação de empresas e usuários com as redes sociais mais usadas no Brasil


Quando falamos na utilização das redes sociais mais usadas no Brasil é importante traçar um paralelo entre a presença de usuários e de empresas em cada uma dessas plataformas.

No gráfico abaixo, você percebe que o Facebook ainda é a rede com maior número de usuários e de empresas presentes. Entretanto, percebe-se que o percentual de empresas presentes no Facebook em relação ao percentual de usuários é maior. Ou seja, entre as empresas 98,8% estão na plataforma, enquanto entre os usuários, 95% permanecem na rede.

Essa mesma relação apresenta-se no Google +, que também é uma rede social mais usada por empresas do que por usuários.

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.